3 – Dicas de Musica: Teoria Musical.

Publicado: 25 de fevereiro de 2013 por lariodiniz em Dicas de Musica, Pagina Principal

criandomusica-1

Fala Banger’s!

Hoje vou continuar a serie de post sobre dicas para criação de musica.
Se essa for a sua primeira visita nesta sequencia de post’s, veja a parte 1 e a parte 2 antes.

Já que falamos bastante da parte “Pratica” de criação de musica, vamos falar um pouco de teoria musical, porem vamos entender primeiro o que é som e silencio.

O som são ondas longitudinais que se propagam em meios materiais – que tem massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos e gasosos. Em outras palavras, quando você “bate” com a paleta na corda da sua guitarra, a corda começa a vibrar e essa vibração gera ondas no “ar” que esta a sua volta, o som é o nosso “ouvido” captando essas ondas. Lembre-se que toda vibração é um som, dês da buzina do carro até o solo de um contra-baixo, passando pelo barulho das asas de um mosquito e pelo pedal duplo mais veloz.

O som contem 4 caracteristicas básicas: Altura, timbre, intensidade e duração.

Altura: Ao contrario do que a cultura popular pensa, altura refere-se a forma como o ouvido humano capita os sons, é a diferencia entre grave e agudo. Em outras palavras, quanto mais baixo um som, mais grave ele é e quanto mais auto, mais agudo.

Intensidade: A intensidade refere-se à percepção da amplitude da onda sonora, quão forte ela é. Quando você aumenta o volume do seu MP3 você esta aumentando a intensidade, quando você bate mais devagar com seus dedo no contra-baixo e seu pizzicato “sai” mais baixo, você esta tocando com uma intensidade menor.

Duração: É quanto tempo um determinado som dura. Em outras palavras é o “tanto de tempo” que nosso ouvido fica captando um determinado som.

Timbre: É a característica sonora que nos permite identificar se sons com a mesma frequência foram produzidos por fontes diferentes. Em outras palavras, é a característica que nos deixa diferenciar o que produziu o som. Quando você escuta um contra-baixo tocando uma nota e uma guitarra toca a mesma nota, na mesma altura (lembram que altura não é intensidade?), os sons são diferentes correto? Essa diferença é o Timbre.

Agora que você sabe o que é um som, fica fácil explicar o que é um silencio. O silencio é a ausência de sons audíveis. O ouvido humano capta sons entre 20Hz e 20.000Hz, por isso o silencio é relativo, o que é silencio para nós humanos, não significa que é silencio absoluto.

Como eu já disse, a musica é uma forma de arte onde combinamos sons (Entendeu porque da explicação gigante?) e silêncios (essa foi um pouquinho menor.) organizadamente ao longo de um tempo. Isso significa que ela pode englobar todas as combinações de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição humana de uma forma pré-organizada pelo compositor.

A musica é organizada de acordo com três elementos: Melodia, Harmonia e Ritmo e semana que vem vamos aprender sobre essas características.

Autor>

SAM_0482

Santos D.

Deixe um comentário