2 – Dicas de Musica: Criando uma musica

Publicado: 21 de janeiro de 2013 por lariodiniz em Dicas de Musica, Pagina Principal

criandomusica-1

Fala Banguer’s!

Continuando nossa matéria semanal sobre dicas musicais, vamos conversar um pouco sobre a Estrutura de uma Musica!

Na  dica da semana passada, chegamos na ideia inicial da sua musica, você já sabe o que quer passar para os seus ouvintes e já tem até uma noção de um arranjo base. Porem, isso não é o suficiente, não é mesmo?

As musicas são divididas em partes e devemos aprender sobre elas, pois só assim saberemos o que estamos fazendo. Lembre-se, apenas conhecendo as “regras” podemos quebra-las corretamente. Vamos as “partes” de uma msuica:

Introdução:  A introdução é uma parte muito importante da musica, muitas pessoas escutam apenas a introdução e, se não gostarem, logo trocam de musica, por isso, vocês devem ganhar o seu ouvinte nesta parte. Na introdução você deve mostrar como a sua musica é, preparando o ouvinte para a mesma. Lembre-se mostre a sua ideia dês desta parte e trabalhe a ideia no resto da musica.

Versos: é a parte onde você desenrola a ideia da sua musica, aqui é onde a letra estará mostrando a ideia, contando a história. Sempre quando estiver compondo sua musica, lembre-se que alguém vai esta cantando nesta parte então mantenha seu instrumental de uma forma que o vocal escolhido para a musica se encaixe neste ponto.

Pré-refrão: Aqui é onde você cria o clímax antes da musica “gritar” a Ideia principal. Seja um grito, um harmônico ou um silencio, aqui é o momento que você organiza as coisas antes de  exposta diretamente sua ideia ao ouvinte.

Refrão: Esta é a parte principal da musica, aqui você vai expor a ideia bem claramente para que fique na cabeça das pessoas, por isso, faça algo marcante e de fácil assimilação. Exponha a sua ideia principal neste ponto, o mais direto possível.

Solo: Nem todas as musicas tem solos, mas um solo bem feito é marcante e crucial na maior parte delas. Podem existir solos de guitarra, baixo, bateria… Mas lembre-se de manter a musica harmoniosa, colocar solos e mais solos de um instrumento, ou de todos, pode tornar a musica enfadonha e de difícil assimilação pelo ouvinte. Eu prefiro que os solos sejam uma espécie de ápice da musica, aquele momento onde o vocal não consegue mais expressar o sentimento e os instrumentos, tendo uma linguagem universal, passam a falar diretamente com o publico.

Ponte: é a reviravolta na musica, aqui é onde você muda a ideia geral, as vezes, para expressar uma certa ideia, é mais fácil você colocar o ouvinte no contexto, como quando você quer falar de esperança, mas antes você fala de derrota, a ponte serve para fazer essas mudanças.

Final: Uma das partes mais difíceis, quando você estiver criando, tente fechar a ideia da musica. Aqui é onde todo o “Arco” que você criou termina, seja com a moral da história, a confirmação de uma ideia ou um solo estridente.

Agora que vocês já sabem as principais partes de uma musica, vocês já podem  construir a mesma, mas lembrem-se, estes parâmetros são apenas guias e não são obrigatórios, você pode tirar e repetir cada um deles conforme a necessidade.

Semana que vem, vamos falar um pouco sobre teoria musica.

Autor> Santos D.

Fonte da foto:

http://www.musicalmaraiza.com.br/

Dica:

O site compormusica tem ótimas dicas para composição e fala mais profundamente sobre as partes de uma musica.

Deixe um comentário